Casas do Museu
.
Casas do Museu

Junto ao edifício do museu e no contexto da nova aldeia, do lago e de uma paisagem peculiar, encontram-se as Casas do Museu, que são espaço de residência e de trabalho, mas também de lazer.

Monte dos Pássaros
-

É na extremidade poente da nova aldeia da Luz que permanece resistente ao tempo o Monte dos Pássaros, construído junto à antiga estrada que ligava a aldeia da Luz à vila de Mourão.

O Monte dos Pássaros integra a casa de habitar - de onde se destacam a cozinha, a chaminé, o forno - e o grande estábulo, com a manjedoura corrida de xisto. No exterior distingue-se a cerca da malhada que forma um recinto que agora se projecta diante da água do lago.

A sala da manjedoura pode ser utilizada/alugada pelo público, como lugar de lazer e para piqueniques ou jantares; serve também de espaço de trabalho/estúdio no programa de Residências do Museu e em ações de formação.

A casa, parte habitacional do monte, foi recentemte reabilitada e é hoje visitável no circuito do museu. +

Informações sobre utilização do Monte dos Pássaros:

Documento em formato application/pdf [527 Kb]
- - - -
Casa da Aldeia
-

Em plena aldeia, na Rua do Montinho, esta casa do museu é um bom exemplo do programa arquitetónico de reposição das casas da aldeia submersa.

Caiada com barras azuis e com pavimentos de xisto e carpintarias pintadas, a Casa da Aldeia tem três quartos duplos e um triplo, duas casas de banho e uma ampla cozinha, para além do grande quintal que se articula com os demais quintais da povoação. Encontra-se mobilada e equipada. A casa convida a experienciar a vida na aldeia.

Destina-se a ser utilizada por artistas, curadores, investigadores e outros profissionais que se encontrem a desenvolver trabalho com o museu através do programa de Residências do Museu.

Documento em formato image/png mapa Luz[216 Kb]
- - - -